Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


1 de dezembro de 2013

FORMAÇÃO DE GUIAS PARA A “ROTA DOS FÓSSEIS” DE SANTA MARIA FOI UM SUCESSO

AÇÃO DE QUALIDADE PAUTADA POR BOA ADESÃO
E VIVO INTERESSE DOS PARTICIPANTES
--
De 15 a 17 de novembro decorreu em Sta Maria o Workshop "A Rota dos Fosséis" ministrado pelo biólogo/pealeontólogo DR. Sérgio Ávila (Universidade dos Açores), um profundo estudioso dos fósseis de Santa Maria, na última década, tendo chefiado regularmente a equipa científica do Workshop internacional "Paleontologia em Ilhas Atlânticas", o qual, anualmente, traz à ilha vários cientistas nacionais e estrangeiros para realizarem estudos, durante uma semana. 

 Frequentaram a formação 34 formandos, representantes do Parque Natural de Ilha, ONGAS, escolas, empresas de animação turística, proprietários de alojamento em espaço rural,  e de outras entidades. 


 Depois desta formação intensa (cerca de 20 horas), muito diversificada e de elevada  qualidade, os formandos ficaram com uma importante base de conhecimentos para serem guias de interpretação das jazidas fósseis de Sta Maria, que são únicas no contexto dos Açores. 

-
Esta formação que pretende ter efeitos multiplicadores em termos didáticos e turísticos, mitigou uma importante componente teórica com uma indispensável saída de campo, na qual os formandos “in situ” puderam observar,  interpretar e correlacionar conhecimentos teórico-práticos que veicularão aos alunos e turistas que acompanharem nas visitações. 

Foram abordadas temáticas como "Ilhas vulcânicas e vulcões: a história da vida de um vulcão", "Processos e padrões de dispersão e colonização em ilhas oceânicas", "A escala de tempo geológica", "Biogeografia insular", "fósseis-principais conceitos", "Paleontologia de Santa Maria", "Desaparecimentos locais vs. extinções", "as jazidas miocénicas de Santa Maria" ou ainda "Os grupos fósseis mais importantes de Santa Maria". 


A formação terminou com uma sessão aberta ao público, intitulada: “Que futuro para os fósseis de Santa Maria?”, na qual o formador versou sobre, a “Rota dos Fósseis”, o “PaleoParque Santa Maria e a “Casa dos Fósseis”, cujo arranque vai decorrer já em 2014. 

O Projeto “Rota dos Fósseis” apresentado contempla quatro percursos terrestres de pequena dimensão e um percurso marítimo, quase à volta de toda a ilha, cujo especial enfoque é a jazida da Pedra-que-pica. 

Recorde-se que o Percurso Pedestre “Vila do Porto-Pedreira do Campo-Prainha-Praia Formosa”, agora aprofundado em estudo, foi, pela primeira vez, concebido e explorado, no âmbito do Projeto “Itinerários Ambientais”, em 1999/2000, sob a coordenação do CADEP-CN, tendo as parcerias da EBI de Sta Maria, Direção Regional do Ambiente (Gabinete de Promoção Ambiental) e do Instituto de Inovação Educacional.  

Congratulamo-nos com a realização do Workshop "A Rota dos Fosséis", pelo reforço da valorização que dá ao património fossilífero de Sta Maria e potencial de rentibilização económica que proporcionará, através do turismo de natureza e científico, associado a esta singularidade geológica e paleontológica da ilha. 


 Auspiciando uma grande atratividade com um futuro aumento de visitações turísticas e didáticas às jazidas, recomendamos que então se faça valer o “Princípio da Precaução”, elaborando-se um regulamento procedimental específico, contemplando códigos de conduta e condicionantes de “carga”, nomeadamente àquelas mais vulneráveis pelo pisoteio, como a “Pedra-que-pica”. 

* José Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria

 

Sem comentários: