Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


17 de fevereiro de 2014

P.Pedestre renovado:“FÁTIMA-B.RAPOSO-B.FANECA-PILAR-SARAMAGO-S.PEDRO”

Chegamos molhados(as) mas muito consolados(as)!:)
-
 Um trilho muito apreciado mesmo para quem chegou molhado(a), e com alguma lama no calçado, que foram todos(as)!:)
Apesar da chuva e da lama, na parte final,  foi uma aventura bem conseguida e admirada pelos 36 simpáticos(as) pedestrianistas, participantes, tendo os(as) mesmos (as) percorrido alguns trilhos antigos, por onde a maioria deles(as) nunca tinha passado.
-
Numa organização conjunta do NPA do Gonçalo Velho, do CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria teve lugar hoje (16 de fevereiro), a 4ª atividade da II Temporada do Projeto:”Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas”, durante o qual foram percorridos/explorados novos trilhos tradicionais e fruidos/interpretados diversos aspetos do património natural de cultural, com o acompanhamento do guia especializado do Projeto. O itinerário incluiu, na sua parte intermédia, frações do P.Pedestre homologado da Costa Norte, mas o seu início, e grande parte do seu final, foram totalmente novos, percorrendo-se caminhos antigos e alguns trilhos, redescobertos pelo CADEP-CN e que não fazem parte de nenhum P.Pedestre instituido.
-
As centralidades (pontos de interesse) que tiveram apresentações/explicações mais aprofundadas pelo guia foram as Ermidas de Fátima e dos Milagres, as paisagens da Baía do Raposo, Barreiro da Faneca, Ponta do Pinheiro, Paúl e do centro de S.Pedro, flora endémica, aspetos geomorfológicos, avifauna (estrelinha-de-sta-Maria), araucárias imponentes, palheiros e casas tradicionais, relevando-se também as magníficas obras em talha e outras aplicações com a pedra da Cré, existentes na Ermida do Pilar e Igreja de S.Pedro.
--
 Informações sobre o P.Pedestre:
-
Conceção: CADEP-CN de Sta Maria
Denominação não oficial: “Fátima-B.Raposo-Barreiro da Faneca-Pilar-S.Pedro”.
Distância: 8,9 km, aproximadamente
Duração: 3h 30m, aproximadamente
Relevo:Terrenos planos e com ondulações suaves
Grau de dificuldade: Médio
Áreas especiais: Paisagem protegida do Barreiro da Faneca e Costa Norte
-
Um enaltecimento e agradecimento  especiais à participação do simpático grupo pedestrianista, tendo o bom humor a gentileza, o são convívio e o vivo interesse pelas explicações do guia sido constantes, não obstante o mau tempo que se fez sentir na última meia hora do percurso.
-
-- Chegamos molhados(as) mas muito consolados(as)!
-
Nota: Estas atividades pedestrianistas, de fruição patrimonial e promoção da saúde estão inseridas na Campanha Bandeira Azul da Europa, para as zonas balneares de Sta Maria, à ligação parceira do CADEP-CN com o Parque Natural de Ilha e, ainda, ao Projeto de Saúde Escolar e Comunitária.
-
* José Andrade Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
   Coordenador do Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do Gonçalo Velho

-
---------------------------------------------------
-



Sem comentários: