Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


30 de março de 2014

TENTILHÃO DOS AÇORES ("SACHÃO", EM STA MARIA)

Tentilhão dos Açores

(Fringilla coelebs moreletti)

-
-O tentilhão (sachão em Sta Maria), é considerado como uma subespécie do tentilhão-comum, presente em território continental. O tentilhão dos Açores apresenta diferenças notórias na coloração da plumagem e ligeiras diferenças a nível morfológico.
--
 

Identificação
 
De tamanho semelhante a um pardal, mas um pouco mais robusto, o tentilhão dos Açores possui um bico cónico e forte, cor-de-chumbo. Na plumagem do macho predominam tons cinzento-azulados, contrastantes com o dorso esverdeado e com a face e peito alaranjados. A partir de Janeiro e durante o período reprodutor, os machos adultos apresentam uma “mascarilha” pronunciada nos olhos.
 
As fêmeas têm uma plumagem mais discreta, em tons castanhos, com excepção do dorso, geralmente esverdeado.
 
Ambos os sexos apresentam um padrão preto-e-branco nas asas, bem como branco na parte lateral da cauda, características que facilitam a identificação desta espécie em voo, o qual é vigoroso e ondulante.
 
Apesar de emitir diversos chamamentos, realizados com diferentes funções, mais ou menos difíceis de distinguir das restantes espécies, o canto típico do macho é bastante característico e fácil de memorizar.
 
Fonte: "Aves dos Açores"

Sem comentários: