Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


31 de março de 2014

TERAPIA DE CRIANÇAS ASSISTIDA POR ANIMAIS É UM SUCESSO

 - 
 No Brasil, em São Paulo, o Hospital Infantil Sabará lançou no final do ano passado um projecto inédito: a entrada e visita de cães às crianças internadas. Cães treinados para dar carinho e atenção às crianças fazem visitas periódicas aos pequenos pacientes internados.

O programa de Terapia Assistida por Animais, chamado Cão Terapeuta, permite que cães devidamente treinados passem algum tempo junto dos pacientes no hospital. Durante as visitas, além das tradicionais festinhas e brincadeiras, os cães estimulam a socialização das crianças, que dessa maneira se tornam mais receptivas ao ambiente hospitalar.
-
As Terapias Assistidas por Animais são, já há algum tempo, uma realidade em vários países americanos (Terapia com animais num hospital em 1956) e tem-se demonstrado o grande benefício dos animais no tratamento de doenças, auxiliando na recuperação de pacientes.

“O animal é um amigo do homem, seja adulto ou criança! Estes cães são parceiros valiosos pois trabalham como co-terapeutas e, juntamente com profissionais ligados à saúde, são utilizados para o tratamento de seus pacientes”, explica Paulina Basch, coordenadora do projecto e Diretora Técnica do Hospital Infantil Sabará. 


O programa é uma parceria entre o Hospital Sabará e a ONG Cão Cidadão. Nove cães participam das visitas semanais, indo reversando entre eles. Todos têm a documentação necessária e preenchem os requisitos de higiene e de saúde exigidos pelo protocolo aprovado mundialmente, ou seja, estão vacinados, desparasitados, realizam exames às fezes regularmente e possuem um atestado de saúde da veterinária do projecto. Além disso, manter uma boa higiene oral (escovagem dos dentes) é obrigatório e, no dia da visita, os cães têm que tomar banho. 


“Para garantir o bem-estar dos pacientes e do próprio cão, este recebe um treino especial, realizado pela equipa de profissionais da Cão Cidadão, durante o qual o animal aprende a se comportar de maneira subtil e calma, e a fazer alguns truques para divertir as pessoas que recebem a visita. Para fazer parte do projecto, os cães passam por uma triagem onde são realizados testes de comportamento e agressividade, e são seleccionados com base nas suas habilidades comportamentais para serem ‘cães terapeutas’”, afirma Paulina.

Todas as crianças internadas nos quartos, desde que não apresentem nenhuma restrição médica, recebem a visita dos cães.


Ainda em fase inicial, a parceria entre o Hospital Sabará e a Cão Cidadão é vista como um programa importante. “Acreditamos que um trabalho conjunto faz a diferença e que a dedicação tem as suas recompensas. Este trabalho dá a sensação de missão cumprida, pois sabemos que pequenas acções influenciam a vida das pessoas”, conclui Paulina.
Veja as fotografias dos cães a fazer terapia e a alegria no olhar das crianças:

Sem comentários: