Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


1 de abril de 2014

FÁBRICA DA TELHA DE SANTA MARIA URGE DE RECUPERAÇÃO


 TAMBÉM CONHECIDA POR FÁBRICA DE CERÂMICA OU DE OLARIA DE SANTA MARIA

PATRIMÓNIO SINGULAR DE ARQUITECTURA INDUSTRIAL
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO INICIAL: SÉC.XX
Este património singular de Santa Maria e dos Açores, é composto por um complexo fabril constituído por diversos corpos, nomeadamente pelo corpo dos fornos, com ligação subterrânea a uma chaminé industrial, por um aglomerado de diferentes corpos encostados entre si onde se situavam as oficinas, os armazéns e os serviços, e por uma garagem e uma casinha de apoio mais afastadas. Para implantação de alguns dos corpos do aglomerado foi construída uma plataforma cujo muro de suporte é paralelo ao corpo dos fornos.

O corpo dos fornos é constituído por um grande telheiro aberto, sob o qual se encontram os fornos industriais construídos em alvenaria de pedra argamassada, com abóbada de canhão em tijolo refractário. A estrutura de suporte do telheiro dos fornos e os restantes edifícios combinam o betão armado com a alvenaria de tijolo. Todas as estruturas construídas foram caiadas com pigmento ocre, excepto a chaminé que manteve o tijolo à vista. As coberturas são em telha de meia-cana.
ELEMENTOS PATRIMONIAIS NOTÁVEIS: Fornos e chaminé.

ALERTA: Este singular e valioso património, urge de ser classificado e recuperado, antes que seja tarde de mais pelas entidades competentes, para se fazer o "Museu da olaria mariense ", rentabilizando-se o espaço também para o necessário Centro de Artesanato da Ilha, Posto de Turismo, etc.
------------------------------------
Fonte consultada: 
"Inventário do Património Imóvel Histórico e Religioso de Vila do Porto". (IAC)

Sem comentários: