Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


13 de abril de 2014

DOG TREKKING ESPECIAL DA PÁSCOA E DOAÇÃO DE RAÇÕES AO CAMAC

UM RECORDE DE PARTICIPAÇÕES
 -
No âmbito da parceria colaborativa entre o CADEP-CN/Amigos dos Açores de Sta Maria, o CAMAC de Vila do Porto, e contando com a “Bolsa de Voluntariado do CAMAC”, criada por estas ONGA´s, no dia 11 de abril (sexta-feira), decorreu uma ação cívica de Dog Trekking, com animais alojados naquele Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia e a doação de rações, mantinhas e cobertores.

Participaram no evento 22 pessoas, o que é um recorde

, tendo aderido, para além dos 12 elementos do CADEP-CN, mais 10 pessoas entre crianças, jovens e adultos, o que expressa uma onda crescente de sensibilidade, responsabilidade e preocupação para com o bem-estar animal, dentro do CAMAC e na ilha. Bem hajam!

“A promoção do bem-estar animal é uma responsabilidade das entidades e um dever dos cidadãos”.

Para além dos 6 elementos da família Barrôco, reconhecidos amantes dos animais, e da Veterinária Dra Joana Cravo participaram os jovens  Rui Figueiredo, Carlos Soares, Beatriz Brito, Deodato Melo, Carla Paiva, Sofia Rohena e Henrique Pontes, tendo quase todos se inscrito na “Bolsa do Voluntariado do CAMAC”, disponibilizando-se para futuras iniciativas.

O Dog Trekking especial da Páscoa, proporcionou a saída das celas do CAMAC aos 20 animais lá alogados, durante cerca de 2h 30m, tendo-se percorrido cerca de 4km, no percurso "CAMAC, Flor-da-Rosa, Caminho Fundo, Caminho de Maria Dias, Canada do Campo, Jardim Municipal” e regresso, proporcionando momentos de felicidade aos animais, que vivem confinados atrás das grades, em consequência dos cruéis abandonos de que foram vítimas.


No final da importante e divertida “cãominhada”, foram entregues ao CAMAC, por parte do CADEP-CN e dos voluntários, 100kg de rações e dois montes de mantas e cobertores.

Agradecimento especiais a todos(as) os(as) os participantes por estas ações exemplares de cidadania e vincada solidariedade, desejando que este nobre ato cívico e generosidade, seja redobrado em retorno de prosperidade nas suas vidas.
Foram momentos deliciosos para os animais e para os humanos com ganhos de parte a parte.

 O Dog Trekking, com estes animais, em situação especial de confinamento em celas, permite-lhes fazerem exercício, mudarem de ares, aliviarem o stress e depressão do abandono e do espaço reduzido, para além do importante contato entre pares e da receção dos terapêuticos afagos e carícias das crianças,  jovens e adultos.


O Dog Trekking é uma modalidade desportiva não competitiva, que liga a presença/companhia do  cão ao pedestrianismo, conjugando a prática do exercício físico, a fruição da natureza, o combate ao stress e a socialização de pessoas e animais, promovendo o bem-estar e o relacionamento de ambas as partes.
Nasceu na República Checa, já estando a ser praticada em Portugal, há cerca de 4 anos, sendo um modalidade desportiva, que para além do benefícios humanos acima expostos, acopula ações de sensibilização na defesa dos direitos e bem-estar dos animais, proporcionadodo-lhes qualidade de vida, convívio inter-pares e com as pessoas, ao mesmo tempo que  combate os abandonos e os maus-tratos.

Em Santa Maria, esta prática iniciou-se, há dois anos, através do projeto “AMIGOS À NOSSA ESPERA PARA PASSEAR”, lançada pelo CADEP-CN, em parceria com a Câmara Municipal, através do CAMAC de Vila do Porto.


Com estas ações de parceria, também temos subjacente a pretensão do aumento da sensibilização/informação das pessoas para os direitos dos animais e suas obrigações ética e legais para com eles, objetivando combater os abandonos e maus-tratos aos animais; alertar para as obrigações legais da vacinação anti-rábicas, colocação de chip e licencenciamentos nas Juntas de freguesia, assim como promover as adoções dos animais alojados no CAMAC.

Nesse mesmo dia, tivemos a confirmação de uma adoção e algumas pessoas ficaram sensibilizadas para visitarem o CAMAC, a fim de tomarem decisões nesse sentido.

Reiteramos que o abandono é um ilícito punido com coima até 3742 euros, sendo um ato cruel, degradante e profundamente irresponsável, que deve envergonhar a espécie humana, pelo sofrimento que causa aos animais e consequência que daí poderão vir para a saúde pública e segurança de pessoas e de outros animais, para além da má imagem que dá a Santa Maria e ao seu povo.

“A grandeza de uma terra e o grau de civilidade do seu povo podem ser medidos pela forma como trata os seus animais”.
  (Mahatma Gandhi, adaptado)

Estes atos abomináveis devem ser alvo da tolerância zero por parte da sociedade civil e autoridades, sendo um ato de cidadania fazer-se a denúncia de situações que se conheçam ao SEPNA da GNR, para agir em conformidade com a lei.

Nesta Quadra Pascal, “Abra o seu lar a um destes amigos”.

- ADOTAR É UM ATO DE CIDADANIA E DE AMOR!

José Melo, CADEP-CN* e Amigos dos Açores Sta Maria
*Clube dos Amigos e defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria

Coordenador da “Bolsa de Voluntariado do CAMAC”





Sem comentários: