Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


2 de junho de 2014

"FORNO DE CAL DA GRAÇA" VISITADO POR ALUNOS

ALUNOS DE ALMAGREIRA INSCRITOS NO CADEP-CN VISITAM O PATRIMÓNIO LOCAL
-
No âmbito do projeto “Ambiente e Património Local – “Conhecer para valorizar e proteger”, que é o tema do PCT dos 1º e 3º anos e do Plano de atividades do CADEP-CN, um grupo de alunos estão a estudar o processo da produção/utilização de cal, desde a extração do calcário nas grutas do figueiral, passando pelo seu transporte,  cozedura, peneiramento e caiação de casas.

Nesse trabalho de estudo, depois da ida às Grutas do Figueiral, visitaram 6 fornos de cal, na freguesia de Almagreira, sendo o último o do Moinho da Rocha. 

Reforça aqui o CADEP-CN a sua proposta de criação da “ROTA DA CAL”, sendo premente a recuperação destes 6 fornos, antes que seja tarde demais, já tendo feito esse desafio à Junta de Freguesia de Almagreira, solicitando apoio à CMVP. Como proponentes disponibilizamos para ser parceiros e facultar a nossa documentação, resultante das pesquisas efetuadas.

DESCRIÇÃO DO “FORNO DE CAL DO MOINHO DA ROCHA”

É uma construção tradicional, edificada à volta de 1910, destinada ao “cozimento” de pedras de calcário para a produção de cal.
A edificação principal configura um corpo em forma de cilindro, aberto no topo, sendo construído em pedra de cantaria do Anal, muito bem aparelhada, em prismas quadrangulares quase perfeitos.

 A boca do forno, cujo vão remata em arco angular, incorpora-se num troço de parede que preenche um arco semicircular e tem o acesso protegido por dois muros/contrafortes em curva.

Na parede à direita da boca do forno existe um armário em pedra de cantaria, também conhecido por “gateira”.

A parede sob o arco e os muros/contrafortes são construídos em alvenaria de pedra argamassada com saibro e cal.

A subida da base até à orla do forno é feita por uma interessante escadaria em pedra de cantaria.

* José Melo
   Docente e coordenador do CADEP-CN 










Sem comentários: