Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


1 de junho de 2014

BOLSA DE VOLUNTARIADO PINTA AS "BOXES" DO CAMAC

 VOLUNTÁRIOS DÃO MAIS COLORIDO À VIDA DOS ANIMAIS
 -  
Na passada sexta-feira, cerca de 15 voluntários(a) responderem à chamada para agirem em prol do bem-estar dos animais do CAMAC, em três frentes de ação: Pintura  das paredes das “boxes”, com três cores,  Dog Trekking/recreação com os animais e tosquias.

Depois de, na semana anterior. se ter procedido à remoção dos “verdetes”, limpeza e desinfeção das paredes, nesta sexta-feira procedeu-se à pintura das “boxes” com três cores diferenciadas (azul, cor-de-rosa e verde), resultando num produto final que tornou o espaço mais confortável, colorido, alegre e mais atraente para as visitações, ao mesmo tempo que quebra a monotonia e alivia o stresse dos animais, como comprovado cientificamente, na medida em que os canídeos conseguem diferenciar, para além do branco e preto, o azul, o verde e o cor-de-rosa, embora este último, em tons amarelo-acinzentados.

O nosso reiterado agradecimento à emprema “Barreta Azul”, na pessoa do seu gerente Élio Martins, que fez a doação das tintas por solicitação das nossas voluntárias Carla Paiva e Beatriz Barrôco.

Nas tosquias de alguns animais mais peludos, que nesta altura do ano sentem muito desconforto com o calor, esteve a nossa “especialista em tosquias” Gabriela Barrôco, coadjuvada pela sua filha Beatriz e alguns jovens do CADEP-CN, que se deliciaram com a mestria com que era manobrada a máquina, aliada a muita paciência.
 
O Dog Trekking, a recreação e os muitos afagos e mimos com os animais por parte das crianças e jovens, já sendo atividades regulares, constituem sempre momentos mais altos e muito esperados pelos animais, tendo participado, pela 1ª vez, mais 6 novos jovens nessas ações, que são sempre muito divertidas  e ternurentas.

Terminadas as pinturas das paredes da ala Nascente, e depois de feita a devida higiene, como era já tarde, os  animais regressaram às suas “boxes”, cansados mais muito felizes e calmos, “alimentados” pelos exercícios e bastos carinhos, tendo culminado esse grande dia para eles com a entrega a cada um de um grande osso, que os nossos voluntários Beatriz e Carlos  recolheram dos talhos a título gratuito, o que muito agradecemos. (Em breve faremos um agradecimento público, aqui no Baluarte, atodas as empresas que tem cplaborado com o CAMAC, através da sua Bolsa de Voluntariado).

 Por ser justo, vinco um vivo agradecimento e enaltecimento a esta dedicada “Bolsa de voluntários” (BVC) que O CADEP-CN/Amigos dos Açores criaram há três anos, e que coordena, em parceria com o CAMAC, a qual, nos últimos meses, está em franca expansão com a entrada de pessoas de muita qualidade humana e grande proatividade, que não se ficam pelas palavras, mas vão "a fundo" nas ações.
 
 Nesta altura já temos mais vinte pessoas que preencheram a Ficha de Adesão à BVC e mais alguns que já me mostraram interesse em fazê-lo

 São pessoas de grande amor a esta nobre causa do Bem-estar animal, que me emocionam e orgulham pela dedicação e desprendimento, honrando também o bom nome de Santa Maria e da sua gente.

“A grandeza de uma terra e o grau de educação do seu povo podem ser avaliadodos pela forma como cuida se relaciona e cuida dos seus animais”. (Mahatma Gandhi, adaptado)

 Reitero que o sonho do CADEP-CN em criar uma dinâmica de cidadania em prol do Bem-estar animal, à volta do CAMAC e uma onda crescente de sensibilização/informação e massa crítica crescentes da população mariense, paulatinamente, está a concretizar-se, sendo nosso acreditar que Santa Maria pode ser uma referência regional, através da nossa continuada ação cívica, em parceria com a CMVP, SEPNA da GNR e Serviço de Desenvolvimento Agrário, na qualidade de representante da Autoridade Veterinária.

“A PROMOÇÃO DO BEM ESTAR ANIMAL É UMA OBRIGAÇÃO DAS AUTORIDADES, MAS TAMBÉM UM DEVER DE TODOS OS CIDADÃOS, DEVENDO, NESSE DESIDERATO, TODOS DAR AS MÃOS”. 

 * Ver reportagem fotográfica das atividades clicando AQUI .

*José Melo

Coordenador da BVC e do CADEP-CN

Sem comentários: