Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


30 de julho de 2014

OS CACHORRINHOS QUE NOS MORDISCAM AS MÃOS E OS PÉS

É PRECISO CORRIGIR COMPORTAMENTOS NOS ANIMAIS

-

Dizem por ai que toda a brincadeira tem um fundo de verdade (intenção), mas tratando-se de cães podemos dizer os mesmo?
 Quero abordar um assunto que normalmente é corriqueiro entre os donos de cachorros: “as mordidelas dos cachorrinhos, nas brincadeiras”.
 A fase de crescimento e desenvolvimento dos cachorrinhos, pode ser considerada um treino para a vida adulta. Portando, toda brincadeira remete a uma realidade futura.

É durante a fase de desenvolvimento que os cachorros aprendem seu devido lugar na hierarquia da matilha, e demonstram traços importantes de suas características comportamentais.

É ainda nesta mesma fase que os cães novos aprendem a caçar, dominar, lutar, entre outras coisas, por meio das “brincadeiras” em matilha. Observe sua reação diante do cachorro que mora em sua casa: você o cumprimenta com um tom de voz infantil, o afaga e beija, voltando-se para ele como se fosse uma criança? Ao tratá-lo assim, como ele reage a você? Provavelmente o cãozinho o recebe cheio de energia, lambendo e mordendo tudo que estiver ao alcance dele. E é justamente neste ponto que o erro acontece.
-
 Para o seu cão você é cheiro e energia, se você se apresentou de uma forma eufórica – um estado de energia desequilibrada, que o cãozinho não conheceu antes de sair dos cuidados da mãe -, com certeza ele assumirá, instantaneamente, o papel da matilha sobre vocês. E crescerá convicto de que você é o mais fraco, podendo ele ter o domínio.

Então, não permita que seu cão morda a sua mão ou qualquer outra parte do seu corpo, crie limites, pois para o seu amigo, toda a brincadeira tem um fundo de verdade e intenção.

Numa brincadeira de morder vencerá aquele que der a última mordida, aquele que não recuar, por isso é importante que a correção aconteça no mesmo momento da brincadeira. Não adianta deixar para depois ou pensar que o comportamento vai simplesmente desaparecer. A natureza forma o cachorrinho e nos entrega assim com as suas tendências genéticas, mas somos nós que firmamos o cão, lembrem-se disso!

Tenham atenção para o período em que os dentes do cachorrinho começam a surgir, a troca de dentição ocorre entre o terceiro e sétimo mês de vida do animal. Neste período, é normal que o seu amigo mordisque objetos para aliviar o incomodo na gengiva. Auxilie seu cãozinho nesta fase, deixando ao acesso dele brinquedos de borracha que o ajudem nessa transição.

  COMO EVITAR QUE O SEU CACHORRO MORDA AS MÃOS E OS PÉS DOS DONOS E CORRIGIR ESSE COMPORTAMENTO?

1) Dê ao cachorro (que já estiver devidamente desparasitado e vacinado!) boas doses de exercício diário, levando-o para passear. Isso pode diminuir alguns estímulos às mordeduras.
2) Se ele mordiscar quando recebe carinho, corrija imediatamente, interrompa e dê um comando “NÃO” muito firme. Se persistir com as mordidas, pare a interação.
3) Se o cão brincar de morder em todas as interações com humanos, redirecione para brinquedos de borracha ou de tecido.
4) Caso o cão morda e segure, pressione levemente a região do focinho próximo ao nariz. Essa pressão será suficiente para que o cachorro abra a boca.
5) Quando chegar a casa pratique um exercício para acalmar seu cachorrinho: não olhe diretamente para ele, não fale com ele e não o toque. Prossiga sua rotina normalmente, até perceber que o estado de euforia causado pela sua chegada, cessou.

Corrigir e dar limites ao seu cão é, certamente , uma forma de amor.  
AMAR O SEU CÃOZINHO É TAMBÉM COLOCAR-LHE LIMITES! 

* Escrito por Roberto Medeiros

  Adestramento, Especial, Filhotes, Psicologia


Sem comentários: