OS AÇORES, ATRAVÉS DA SRAM, COMPROMETERAM-SE A REDUZIR AS EMISSÕES DE CO2 EM 20% ATÉ 2020 -
Num pacto assinado em Bruxelas, as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, em paralelo com cerca de 60 ilhas europeias, comprometem-se a reduzir em 20% as suas emissões de gases com efeito de estufa, até ao ano de 2020.
As regiões deverão submeter à Comissão Europeia um plano de ação para as energias renováveis, reunindo assim um conjunto de medidas para a concretização das metas até 2020. (Clic no link abaixo para ler noitícia completa)
Aguardemos o que o comprometido Plano de Ação trará para Santa Maria em termos de reforço de energias renováveis, nomeadamente da eólica, desejando-se que venham equipamentos inovadores, tecnologicamente avançados e mais produtivos e não "sucatas" oriundas de outras paragens. O aproveitrameto das águas das ribeiras de caudal permanente, através da construção de mini-barragens, com a acopulação de mini-hídricas, poderia facultar a produção de alguma energia, e concomitantemente disponibilizar reservas de água para abastecimento à lavoura, libertando mais a rede pública desse serviço.
Esperemos também novas políticas e prática de mudança de hábitos em termos de transportes, uma vez que é o setor que, nos Açores, mais CO2 emana para a atmosfera.
DESDE JÁ A ECOEFICIÊNCIA ENERGÉTICA, DEVERÁ SER A APOSTA E A PRIORIDADE EM CASA, NA ESCOLA, NAS EMPRESAS, NOS SERVIÇOS PÚBLICOS E NOS TRANSPORTES.
CADEP-CN e AA, Sta Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário