SANTA MARIA DESTACA-SE COM DOIS TRABALHOS VENCEDORES
O concurso aludido, organizado pelas Secretarias Regionais do Ambiente e do Mar, da Educação e Formação, da Agricultura e Florestas, Direção Regional da Juventude, Associação Geoparque Açores e Comissão Nacional da UNESCO, dentro do tema “Geoparque Açores”, teve como vencedores a turma do 4º ano da Escola de Almagreira (1º Escalão) e um grupo de alunos do 11º Ano, da Escola B/S de Santa Maria (3º Escalão), sob a coordenação respetiva dos docentes José Melo e Sandra Machado. (Ver lista dos participantes vencedores Aqui )
-Participaram no Concurso 21 escolas da Região, apresentando, no total, 47 trabalhos à apreciação do Júri.
Cartaz vencedor do 1º Escalão (Clic para ampliar) |
O produto levado a concurso resultou de um sub-projeto, inserido no PCT (Projeto Curricular de Turma), desenvolvido em duas fases complementares e subsidiárias.
Na fase teórica, através da visualização de fotos, cartazes, PPT´s e vídeos, procedeu-se à informação básica sobre geologia, geossítios e geodiversidade de Santa Maria, fazendo-se, paralelamente, a sensibilização dos alunos para a sua fruição sustentável e proteção.
Numa das sessões da fase teórica, colaborou o credenciado geólogo João Carlos Nunes, um dos responsáveis de cúpula da Associação Geoparque Açores, que também esteve numa sessão anterior com os alunos do 11º ano, conforme noticiou a Newsletter nº 5, daquela entidade. (Ler notícia na imagem ao lado, clicando para ampliar)
Na fase prática, houve várias saídas de campo aos geossítios de Santa Maria e a algumas jazidas fósseis, procedendo-se à sua observação, registo fotográfico, recolha de pequenas amostras soltas e interpretação in loco, com base nas informações colhidas na fase anterior e explicações do docente.
O trabalho do 11º ano, intitulou-se “Tesouros de Geodiversidade de Santa Maria”, tendo-se enquadrado na 3ª Categoria do 3º Escalão do Regulamento, que permitia a realização de pequenos vídeos, PPT´s ou de registos fotográficos.
Não conhecemos nem dispomos ainda, deste, certamente, magnífico trabalho, para ser apresentado aqui, desde já, como gostaríamos.
Apresentando, resumidamente, o Concurso, informamos que o mesmo se enquadra no âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 (DNEDS), bem como na transição entre o Ano Internacional da Biodiversidade (2010) e o Ano Internacional das Florestas 2011. Pretenderam os organizadores alertar toda a comunidade para a importância desta temática, bem como estimular a curiosidade dos Jovens para os objetivos da DNEDS, apelando ao espírito crítico e imaginativo através da criação de um concurso escolar designado por “Recursos Naturais para a Sustentabilidade” contendo dois sub-temas, as Reservas da Biosfera e o Geoparque Açores.
O Concurso teve os seguintes objetivos principais:
1. Produzir cartazes, maquetas e material audiovisual (filmes/power point e fotografia), como instrumento cívico para discussão de temas relevantes para a comunidade escolar e para a promoção de relações entre a escola e a comunidade envolvente.
2. Produzir materiais, com vista a aprofundar o conhecimento das temáticas da DNEDS, designadamente sobre os Recursos Naturais para o Desenvolvimento, procurando criar oportunidade de reflexão sobre o tema de forma a criar consciência da nossa responsabilidade individual e coletiva na valorização e proteção do património natural;
3. Contribuir para o desenvolvimento de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável junto dos jovens, famílias, escolas, autarquia e meios de comunicação social;
4. Sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para a importância ambiental, social e económica das Reservas da Biosfera e do Geoparque Açores.
Equipa de alunos do 4º ano, em trabalho de campo |
A distinção de Santa Maria, neste importante e “concorrido” Concurso, a nível regional, para além de premiar o esforço e mérito dos seus obreiros mais diretos, valoriza a instituição Escola, pela qualidade e dinâmica dos seus projetos ligados ao meio envolvente, ao mesmo tempo que destaca e promove o património natural da nossa ilha, no exterior.
Recorde-se que já no passado, os alunos do 4º ano da Escola de S.Pedro inscritos no CADEP-CN, sob a nossa coordenação, obtiveram os 1º e 2º lugares no "Concurso Regional de Biodiversidade dos Açores", promovido pelo RCE – Açores, Universidade dos Açores e Centro de Ciência da Terceira, destacando-se entre 94 candidaturas. (Ler notícia Aqui )
Como nota final, informamos que os vencedores terão como prémios a fruição de itinerários ambientais com guias especializados, em Santa Maria e noutras ilhas dos Açores, assim como equipamentos audiovisuais e materiais informáticos para os clubes escolares e alunos.
* José de Andrade Melo
- Formador Acreditado de Educação Ambiental
Coordenador do CADEP-CN, Sta Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário