A CLARAVIDÊNCIA E RESPONSABILIDADE DE FIGURAS PÚBLICAS E DE ALGUNS POLÍTICOS REVELAM-SE
-
Na sequência da Petição lançada pelos "Amigos dos Açores" conta a introdução da Incineração nos Açores, que deu entrada recente na ALRA, aderiram, com claravidência e responsabilidade, alguns políticos, mesmo ligados ao PS, diretores regionais e assessores do Governo, académicos e outras altas figuras com responsabilidades públicas e institucionais. -
Um dos políticos que se expressou publicamente contra, porque sabe perfeitamente o que está em causa, foi o ex-Secretário Regional do Ambiente de um dos governos socialistas de Carlos César, o agora deputado socialista Hélder Marques da Silva, tendo ontem, reafirmado à comunicação social, a sua frontal oposição à pretensa incineração de lixos em São Miguel. “Fui e sou contra”, acentuou o político.
-“Apesar destes novos sistemas de incineração terem filtros que garantem uma contaminação mínima do ambiente envolvente, a verdade é que há sempre riscos que surgem, até uma avaria…”, afirmou o deputado e reputada figura do PS, Hélder Silva.
A petição encabeçada pelo presidente dos “Amigos dos Açores”, conta já com cerca de 1500 aderentes, incluindo também as assinaturas de Catarina Furtado, atual Diretora Regional da Energia; de Roberto Terra, administrador da empresa pública ‘Azorina’; do ex-Diretor Regional da Energia, Rui Coutinho, que é, atualmente, dirigente da Quercus de São Miguel.
Eduardo Carqueijeiro, que foi Diretor do Ambiente, pertence à página do Facebook “Contra a Incineração”; e, entre outras figuras públicas, académicos e técnicos do ambiente, contamos ainda com as assinaturas de vários engenheiros do ambiente, de Hélder Góis, assessor da secretária regional da Educação; do investigador do DOP, Filipe Mora Porteiro; do ex-director da ARENA – Agência Regional da Energia, Pedro Perpétua; da docente da UAç Regina Cunha, membro da equipa do estudo de impacte ambiental da pretensa instalação da incineradora, em São Miguel e do Dr. Teófilo de Braga, credenciado ambientalista, que foi fundador e histórico Presidente dos Amigos dos Açores.
-
A incineração é contrária a "Prevenção" e uma má política de "Remediação" |
A todas estas figuras públicas e políticos, mostramos o nosso vivo enaltecimento e reconhecimento pela claravidente informação do que está em causa, priorizando a responsabilidade social e ambiental, pesando os ganhos para as gerações presentes e vindouras, em detrimento de incómodos partidários e do “seguidismo acéfalo”.
* José Andrade Melo
Amigos dos Açores, Sta Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário