Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


28 de agosto de 2011

CONTRA A PRETENSA INCINERAÇÃO DOS LIXOS NOS AÇORES

A CLARAVIDÊNCIA E RESPONSABILIDADE DE FIGURAS PÚBLICAS E DE ALGUNS POLÍTICOS REVELAM-SE
-
Na sequência da Petição lançada pelos "Amigos dos Açores" conta a introdução da Incineração nos Açores, que deu entrada recente na ALRA, aderiram, com claravidência e responsabilidade, alguns políticos, mesmo ligados ao PS, diretores regionais e assessores do Governo, académicos e outras altas figuras com responsabilidades públicas e institucionais. -
Ler texto da Petição e assine  Aqui .
-
Um dos políticos que se expressou publicamente contra, porque sabe perfeitamente o que está em causa, foi o ex-Secretário Regional do Ambiente de um dos governos socialistas de Carlos César, o agora deputado socialista Hélder Marques da Silva, tendo ontem, reafirmado à comunicação social, a sua frontal oposição à pretensa incineração de lixos em São Miguel. “Fui e sou contra”, acentuou o político.
-
“Apesar destes novos sistemas de incineração terem filtros que garantem uma contaminação mínima do ambiente  envolvente, a verdade é que há sempre riscos que surgem, até uma avaria…”, afirmou o deputado e reputada figura do PS, Hélder Silva. 

A petição encabeçada pelo presidente dos “Amigos dos Açores”, conta já com cerca de 1500 aderentes, incluindo também as assinaturas de Catarina Furtado, atual Diretora Regional da Energia; de Roberto Terra, administrador da empresa pública ‘Azorina’; do ex-Diretor  Regional da Energia, Rui Coutinho, que  é, atualmente, dirigente da Quercus de São Miguel.  

Eduardo Carqueijeiro, que foi Diretor do Ambiente, pertence à página do Facebook “Contra a Incineração”; e, entre outras figuras públicas, académicos e técnicos do ambiente, contamos ainda com as assinaturas de vários engenheiros do ambiente,  de Hélder Góis, assessor  da secretária regional da Educação; do investigador do DOP, Filipe Mora Porteiro; do  ex-director da  ARENA – Agência Regional  da Energia, Pedro  Perpétua; da docente da UAç Regina Cunha, membro da equipa do estudo de impacte ambiental da pretensa instalação  da incineradora, em São Miguel e do Dr. Teófilo de Braga, credenciado ambientalista, que foi fundador e histórico Presidente dos Amigos dos Açores. 
-
A incineração  é contrária a "Prevenção" e uma má política de "Remediação"
-
A todas estas figuras públicas e políticos, mostramos o nosso vivo enaltecimento e reconhecimento pela claravidente informação do que está em causa, priorizando a responsabilidade social e ambiental, pesando os ganhos para as gerações presentes e vindouras, em detrimento de incómodos partidários e do “seguidismo acéfalo”. 

* José Andrade Melo
  Amigos dos Açores, Sta Maria

Sem comentários: