PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS E PLANTAÇÃO DE CENTENAS DE ÁRVORES ENDÉMICAS EM TODAS AS FREGUESIAS DA ILHA
-Festa da árvore no Parque Florestal das Fontinhas |
Referiremos particularmente as que foram aderidas aqui em Santa Maria , pormenorizando aquelas em que participámos, por estarmos mais por dentro das mesmas.
Merece o nosso sublinhado as afirmações do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, proferidas no início das comemorações do AIF: “O Governo dos Açores pretende contribuir para a divulgação da “floresta” identificando oportunidades e ameaças à sua sustentabilidade, promover o conhecimento científico e a inovação tecnológica no sector florestal e reforçar a consciência cívica para os seus múltiplos benefícios.”
Adiantou ainda o governante que “várias iniciativas vão decorrer este ano pretendendo-se, fundamentalmente, fomentar o espírito de cidadania, nomeadamente na proteção dos recursos naturais e promover o envolvimento ativo dos cidadãos em prol da valorização e defesa da floresta, em especial dos mais novos.”
-
-
"Obra de arte" participante na "Parada de árvores" |
Para além do Concurso “À procura de árvores notáveis dos Açores”, apresentado em artigo anterior, também participamos na “Parada de árvores”. A iniciativa consistiu na distribuição de moldes de árvores para serem decorados por alunos de escolas da Região ou por outras entidades interessadas, sendo posteriormente expostas em cada uma das ilhas, com o objetivo de serem leiloadas, e o respectivo valor entregue a instituições de solidariedade locais. A votação das árvores ainda decorre até final de Setembro, podendo participar na escolha, através de um link constante do corpo da notícia indicada abaixo.
(Ler e ver fotos da notícia/reportagem do desenvolvimento dessa iniciativa em Santa Maria , clicando aqui).
Na cerimónia de abertura do AIF, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, deu destaque à pretensão de “ao longo de 2011, se plantar uma árvore por cada açoriano (cerca de 250 mil), preferencialmente das espécies endémicas dos Açores, produzidas com respeito pela biodiversidade, nos viveiros dos Serviços Florestais, existentes em praticamente todas as ilhas dos Açores.”
Plantação de louros no Parque Florestal das Fontinhas |
Na concretização desse desiderato, os Serviços Florestais de Santa Maria, em parceria organizativa com o CADEP-CN, tendo como atores os alunos das escolas de Almagreira e D. António Sousa Braga, plantaram cerca e 500 louros (Laurus azoricus), no Parque Florestal de Santo Espírito.
(Ler e ver fotos da notícia/reportagem, aqui).
Também na Escola de Almagreira, sob a coordenação do CADEP-CN, e em parceria com a Junta de Freguesia da localidade, foram plantados cerca de 20 folhados (Viburnum tinus) -- um arbusto endémico dos Açores --, que foram fornecidos pelos Serviços Florestais. (Ver fotos desta ação no álbum aqui).
Relembre-se, ainda, que as juntas de freguesia da ilha receberam também centenas de plantas endémicas para plantarem nas localidades sob sua jurisdição.
Exemplar concorrente a "Árvore notável dos Açores" |
O plano aludido é um instrumento fundamental na definição, orientação e concretização da política florestal, esperando-se que contemple a recuperação de baldios com espécies autóctones, a proteção e ampliação das manchas da Laurissilva, concomitantemente com a remoção de infestantes, tudo assente na linha mestra de priorizar e valorizar a vegetação endémica dos Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário