Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


12 de maio de 2012

SANTA MARIA MUITO BEM PROMOVIDA NO CREDENCIADO SITE "ESCAPE.PT"

A beleza, natural e autêntica, seria suficiente para justificar uma visita a esta ilha açoriana. Apenas uma das muitas boas razões para descobrir Santa Maria!
-
 O credenciado site de apresentação e promoção de destinos turísticos de excelência -  “ESCAPE.PT” -,  numa publicação de maio, não obstante uma ou outra imprecisão, faz uma das melhores e mais abrangentes divulgações textuais e fotográficas das riquezas e belezas ambientais e patrimoniais de Santa Maria, que já tenho visto, incentivando enfaticamente à sua visita. 
-
“Santa Maria, também conhecida como Ilha do Sol, é um dos paraísos dos Açores que é obrigatório desvendar. O passado de 10 milhões de anos  confere-lhe uma paisagem diversificada e única, com uma forte marca vulcânica. Praias, miradouros e quedas de água tornam, este local, simplesmente, mágico.  
-
Apreciar o património de a natureza desta ilha é indispensável. Santa Maria tem paisagens vulcânicas que contrastam com o verde de outras paragens da ilha e o azul do mar em evidência por todo o lado. 
-
As cores quentes que dominam a ilha também se refletem nas casas tradicionais, cujas cores variam de terra para terra. Azul, amarelo, verde e alambre (avermelhado, como a terra) contrasta com o branco das fachadas. 
-
Nas praias, destacam-se a de São Lourenço, uma estância com praia e piscinas naturais, localizada no fundo de uma bonita encosta e enquadrada numa reserva natural; e a Praia Formosa, única de areia fina e clara e com um extenso areal dividido ao meio por um pontão.  
-
Não faltam belezas naturais para apreciar, entre a Cascata da Foz da Ribeira Grande, uma queda de água de 110 metros de altura, rodeada de uma fantástica paisagem, e os diversos miradouros que, do alto, permitem uma visão panorâmica de várias partes da ilha: o Miradouro do Pico Alto - local mais alto de Santa Maria que atinge os cerca de 600 metros de altitude e o Miradouro para a Baía de São Lourenço, com vista sobre o extenso areal da Baía de São Lourenço e sobre as encostas repletas de vinhas e algumas habitações. Aproveite ainda para se banhar nas Piscinas Naturais dos Anjos, rodeadas por rochedos vulcânicos na baía dos Anjos, e também elas classificadas como Reserva Natural. 
-
Vila do Porto é a capital e o único concelho desta ilha que é a mais antiga dos Açores - foi a primeira ilha açoriana a ser descoberta e povoada. É neste local que se situam a maioria dos restaurantes onde poderá apreciar os sabores típicos da região. Há petiscos que fazem crescer água na boca! Os mariscos - entre o cavaco, a lagosta, a lapa e as cracas e a caldeirada de peixe são típicos da ilha, ou não estivesse esta em pleno Atlântico, mas há também caldo de nabos, bolo na panela e uma grande variedade de biscoitos, como os de aguardente e de  orelha e licores de frutos. Também em Vila do Porto que se situam os hotéis onde poderá alojar-se. 
-
Além de passear pela natureza arrebatadora, as temperaturas amenas convidam a desfrutar da praia, deitado ao sol ou praticando surf, windsurf, esqui aquático e vela. Aconselha-se também um passeio de barco que proporciona uma visão única pela costa de Santa Maria, local indicado para pesca, mergulho ou caça submarina. Noutro fundo azul, o do céu, o parapente é também uma atividade comum (e deslumbrante) por estas paragens. As grutas, naturais, como a Furna de Santana e a Furna Velha, ou escavadas pelo homem, como é a Gruta do Figueiral também podem ser exploradas, de preferência com a ajuda de um guia.” 
-
* José Andrade Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria
-------------------------
Fonte consultada:

Sem comentários: