Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


2 de fevereiro de 2013

VÍDEO: "INAUGURAÇÃO DE NOVO PERCURSO PEDESTRE EM STA MARIA"

 "PEDRA RIJA-STA BÁRBARA-FAJÃZINHA-S.LOURENÇO", TRAÇADO PELO CADEP-CN, FOI UM SUCESSO
-
    No dia 27 janeiro de 2013, teve lugar a 3º atividade do NPA do Gonçalo Velho em parceria com o CADEP-CN, tendo participado 36 simpáticos pedestrianistas de várias idades. O novo percurso, testado pela 1ª vez por este grupo, tem cerca de 9,5Km e teve como centros de atenção/interesse uma rota de nove fontanários, a casa rural mariense; a visualização do vale da freguesia de vários pontos a partir das suas cumeeiras; aspetos da flora, fauna e geomorfologia, terminando com a descida do trilho da Fajãzinha até S.Lourenço, fazendo-se um historial deste histórico trilho (primeiro acesso à baía), recentemente intervencionado pela Junta de Freguesia de Sta Bárbara.
 -
   O nosso obrigado a este grupo entusiastas de pedestrianismos e da fruição ambiental e patrimonial de Sta Maria, que se mostraram sempre interessados nas explicações e bem humorados, mesmo quando o cansaço já apertava na descida da fajãzinha, que exigiu redobrado esforço e atenção, porque se encontrava bastante escorregadia. (Ver vídeo, no final)
-
   Aproveito para informar que, em conversa recente com  o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, sobre o estado do trilho da Fajãzinha, foi afirmado que aquela autarquia, vai realizar melhoramentos de segurança, como a colocação de alguns corrimões de madeira tratada, sendo também necessária a correção de vários degraus de pedra que se desagregaram.
-
 Em fevereiro faremos novamente o percurso inovador: “Ponta do Malmerendo - Costa adjacente do Ilhéu da Vila- Ribeira Seca –Aeroporto”, contando com todos vós.
-
*José Melo
  Coordenador do NPA do Gonçalo Velho e do CADEP-CN
--
 

2 comentários:

cagarro disse...

É sempre com agrado que vejo pessoas a defender e valorizar o nosso património. Execente ideia a de um novo percurso. Embora me parece grande. Se puder irei tentar também participar em proximos eventos. Bem hajam todos quantos defendem Santa Maria.

José Andrade Melo disse...

Olá Paulo.
Muito obrigado pela tua atenção e palavras simpáticas, enaltecendo também a tua sensibilidade para com o património de Santa Maria, que no fundo constitui a nossa identidade como povo e a grande atratividade da nossa terra.

Quanto ao novo percurso, ainda falta fazer o aprioramento mais rigoroso da distância e o traçado cartográfico, mas ronda os 9,5 km, o que constitui uma distância mediana em termos dos trilhoas instituidos de "pequena rota" (PR).
Teremos muito gosto em te ver no grupo, nas próximas caminhadas.
Abraço