Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


26 de agosto de 2013

PARTICIPA NA SINGULAR PROVA DA "SUBIDA DOS DEGRAUS DA MAIA"- 2013

“RECORDANDO A COMPETIÇÃO E OS VENCEDORES DO ANO PASSADO”
-
No próximo dia 31 de agosto (sábado), com concentração pelas 18 horas, vai realizar-se a 2ª Edição da Prova de Subida dos degraus da Maia, esperando-se o sucesso do ano passado.

 A primeira prova de “Subida dos Degraus da Maia”, em competição, que decorreu no  dia 18 de agosto, de 2012 inserida nas festas daquela bela fajã, superou largamente as expetativas da organização, pelo número de participantes e público assistente. 

Em 2012, dezenas de pessoas deliciaram-se com o espetáculo e esforço patenteado pelos 23 atletas, naquela inédita prova em Santa Maria, que, para além da animação e da festa, teve como objetivo central “aliar o desporto à fruição e divulgação do património monumental que são os “currais de vinha”. 

Tal como objetivado, o espetáculo e o sucesso resultaram, cumulativamente, da ação dos participantes, associada ao contexto da realização da prova, traduzidos numa viva dinâmica sinérgica de promoção desportiva e patrimonial.  

-
A ideia desta prova surgiu na decorrência do acompanhamento que fizemos em Santa Maria, no passado mês de junho de 2012 a alguns turistas da Terceira e Faial que visitaram a nossa ilha. Para além de outros aprazíveis lugares, levámo-los "obrigatoriamente" a percorrer o PR 4 - SMA (Trilho pedestre entre Sto Espírito e Maia), para conhecerem, entre outros atrativos do itinerário, o valioso e singular património edificado dos "currais de vinha" da Maia, lugar da ilha onde se encontram melhor conservados. 

Para além da apreciação geral da magnitude e imponência da obra, que atapeta aquela famosa fajã, o Rui Borba, atleta da ilha Terceira, particularizou o potencial da grande escadaria dos vinhedos para a realização de provas de subida de degraus em competição, à semelhança do que, recentemente, se iniciou naquela ilha, nomeadamente no Algar do Carvão. 

Vendo logo na ideia a possibilidade de associar a prática sadia do desporto à valorização e promoção do insigne património dos "currais de vinha", o CADEP-CN, através do seu coordenador José Melo, propôs a iniciativa aos "Amigos da Maia", que a acolheu com entusiasmo. 

Deste modo, a dinâmica associação, como o apoio do CADEP-CN e do Senhor Rui Borba da Terceira deram corpo à inédita prova de "SUBIDA DOS DEGRAUS DA MAIA", em competição, que foi, pela 1ª vez, inserida nas Festas da Maia 2012. 

Bruno Nunes (1º lugar)
Se na Terceira se faz a competição no máximo de 282 degraus, a escadaria dos Vinhedos da Maia, que foi selecionada, disponibiliza um total 442, dos quais só 350 foram utilizados para a competição desta 1ª prova da modalidade, em de Santa Maria.  

A prova consistiu numa subida de 350 degraus de pedra basáltica, com saída individual dos participantes em intervalos de 1 minuto, sendo permitido que o percurso fosse efetuado em andamento rápido, corrida lenta ou mais lesta, consoante as condições dos atletas, tendo-se apurado as classificações através dos tempos efetuados por cada um.

Aqui, recordamos a classificação dos(as) premiados(as), de 2012, até ao terceiro lugar de cada sexo: 

Concorrentes nasculinos

CLASSIFICAÇÃO
NOME
IDADE
TEMPO
Bruno Nunes
19
2’17’’
Ronaldo Chaves
19
2’23’’
Danilo Mota
19
2´24´´

 
Concorrentes femininos

CLASSIFICAÇÃO
NOME
IDADE
TEMPO
Filomena Rodrigues
44
4´07´´
Melissa Sousa
19
4’14’’
Sara Rodrigues
22
4’41’’

 
Reiteramos os nossos agradecimentos a todos e a todas as participantes pelo colorido e colaboração que deram a esta 1ª Prova da "Subida dos Degraus da Maia, em 2012, tendo sido eles(as), os(as) pioneiros(as) desta singular iniciativa, que pelo sucesso e entusiasmo gerados, mereceu, tal como nos tinha sido prometido, o garante da sua continuidade, por parte dos “Amigos da Maia”, em 2013, e esperando-se o mesmo em anos subsequentes. 
Vencedora em femininos: Filomena Rodrigues

Volto também agradecer aqui ao amigo Senhor Rui Borba, que foi um “pilar” da organização, em 2012,  tendo vindo, a nosso convite, expressamente da Terceira para tal, emanando também um relevado apreço aos “Amigos da Maia” pela adesão à nossa proposta incorporando a competição nas festividades de 2013.  
 
 Finalmente, um vivo enaltecimento e gratidão ao Senhor Ildefonso pela simpática deferência da magnífica escadaria dos seus “currais de vinha”, cujo trato e cuidados que lhes dá, são um exemplo e uma verdadeira ode ao soberbo património que constituem.

 Paricipe! os “Degraus da Maia” contam também com a sua subida!

* José Andrade Melo
  CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria)

Sem comentários: