Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


26 de agosto de 2013

ÚLTIMA ATIVIDADE DO PRIMEIRO ANO DO PROJETO “PEDESTRIANISMO E AMBIENTE DE MÃOS DADAS E BALANÇO GLOBAL

FRUIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TRILHO “VILA DO PORTO-FIGUEIRAL-PRAIA FORMOSA
-
COM SURPRESAS E AÇÃO CÍVICA EXEMPLAR 
-
Numa organização conjunta do NPA (Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente) do Gonçalo Velho, o CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria, decorreu, no dia 14 de julho, a 9ª atividade do Projeto: “Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas”, com a fruição e interpretação do percurso “Vila do Porto-Pedreira do Campo-Figueiral-Prainha-Praia Formosa” fechando-se assim em beleza o primeiro ano do projeto, cujo balanço fazemos mais abaixo. 

Sessenta e dois pedestrianistas, que também foram verdadeiros  “ecologistas ativos”, percorreram o “PR5 da Costa Sul” (Trilho dos Fósseis), tendo havido agradáveis surpresas (encontro com cientistas) e ações cívico-ambientais de limpeza do litoral. 

Os(as) participantes eram de várias faixas etárias (dos 7 aos 73 anos), de ambos os sexos, com várias profissões,  residentes e visitantes de Sta Maria (de outras ilhas dos Açores, continentais e estrangeiros), o que mostra a grande democraticidade, abrangência  e atratividade do “Pedestrianismo” como modalidade desportiva (não competitiva), associada à fruição/interpretação da natureza e do património. 

-
No decorrer do magnífico itinerário o deslumbre e a apreciação das paisagens do litoral e do património natural e cultural foram constantes, assim como a boa disposição e o vivo interesse pelas explicaçoes do guia, sobre o valioso património geológico,  edificações históricas, avifauna, flora endémica e aromática/medicinal. 

AÇÃO CÍVICO-AMBIENTAL EXEMPLAR E ALERTAS 

Esta atividade foi inserida na Campanha “Bandeira Azul da Europa” para as zonas balneares de Santa Maria, tendo, nesse âmbito, os pedestrianistas aceite e assumido o desafio de “ecologistas ativos”, recolhendo do litoral da Prainha e Praia Formosa, uma quantidade considerável de resíduos, ação cívica exemplar, merecedora de vivo aplauso.

Porque estes passeios pedestres também objetivam a educação/sensibilização ambiental e o exercício do espírito crítico, os pedestrianistas consideram que, no âmbito da obra de requalificação e ordenamento da Pedreira do Campo, seria importante a proteção do(s) bloco(os) de biocalcarenitos (calcários bioclásticos) com conteúdo fóssil, sob pena de se desagregarem cada vez mais, e de continuarem a ser dilapidados, perdendo-se o seu elevado interesse geomorfológico, turístico e didático. 

-
Outro elemento central deste trilho e que se integra intrinsecamente no contexto envolvente, é o Forno de cal, onde os blocos de calcário eram sujeitos a “cozimento”, preparando-os para a caiação das casas. Esta edificação constitui um valioso património, alertando-se também as entidades competentes para a sua conservação/proteção MUITO URGENTE, nomeadamente no reforço do seu arco de entrada, reparação das paredes e remoção de catos e silvados na sua orla superior, que estão a desagregar as pedras através das raízes.
 

ENCONTRO SURPRESA COM CIENTISTAS 

Estava o grupo, “Pedreira do Campo” a receber explicações do guia, sobre a sua génese geológica,  riqueza geomorfológica e o historial da sua classificação como Monumento Natural, quando foram identificados num grupo que se encontrava um pouco mais distante, a geóloga Patrícia Madeira, o Paleontólogo Ricardo Ramalho e o geólogo Mário Cachão, sendo precisamante este último um dos proeminentes cientistas que elaborou o documento científico, que serviu de suporte argumentativo de base para dita classificação. Convidado pelo guia a falar sobre o “monumento” em questão, acedeu simpaticamente ao convite tendo presenteado os 62 pedestrianistas com explicações mais aprofundadas e abrangentes aquele património, o que muito agradecemos.  

Continuando nesse encontro com cientistas conhecidos, e muito ligados ao estudo da rica zona geológica da Costa Sul, mais adiante junto às grutas do Figueiral, o grupo cruzou-se com o Dr. Sérgio Ávila e outros cientistas da sua equipa, que se encontravam na ilha para mais um Workshop de "Paleontologia em Ilhas Atlânticas", tendo os mesmos trocado algumas impressões com os pedestrianistas.   
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PR5-SMA 

Conceção: CADEP-CN, em 1999/2000; redesenhado em 2005 (Serviços de Ambiente)

Gestão: Parque Natural de Sta Maria

Denominação oficial:  PR5- SMA” Trilho da Costa Sul”

Distância: 7 km, aproximadamente

Duração: 3h 30m, aproximadamente

Relevo:Terreno com ondulações suaves e alguns declives acentuados

Grau de dificuldade: Médio

Áreas especiais: Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha 

As centralidades (pontos de interesse), com apresentações/explicações mais aprofundadas pelo guia foram a fundação de Vila do Porto e sua Zona Histórica, Forte de S.Brás, Ribeira de S.Francisco, Vista do Povoado de V.Porto, Pedreira do Campo, Grutas do Figueiral, Prainha (Pillow lavas, fósseis), Forno de Cal, plantas endémicas e medicinais, avifauna, panorâmicas do litoral da Costa Sul (Figueiral, Prainha e Praia Formosa). 

O nosso obrigado reconhecido aos (às) simpáticos(as) e interessados (as) pedestrianistas, que ao longo do percurso de interpretação do património-cultural e natural, mostraram sempre vivo interesse pelas explicações, disciplina exemplar,  e uma boa disposição contagiante, considerando-os , por isso, “pedestrianistas de primeira”, com quem dá gosto acompanhar e estímulo para continuar. 

Agradecimento especial aos (às) pedestrianistas “efetivos”, que praticamente não faltaram a nenhum dos nove percursos deste ano, ao mesmo tempo foram autênticos(as) relações públicas do projeto, persuadindo e cativando várias outras pessoas a se juntarem ao grupo. Finalmente um relevado reconhecimento ao Márcio Costa (representante do Grupo Desportivo Gonçalo Velho), pela disponibilidade sempre pronta, competência na logística dos transportes e divulgação do evento.

Porque quase todo o percurso percorre áreas protegidas, nesta atividade o CADEP-CN, fez valer a sua parceria com o PNI-SMA, na categoria “Basalto”, divulgando as riquezas patrimoniais dessas áreas que estiveram subjacentes à sua classificação, vincando também o código de conduta a ter em conta, para a sua fruição sustentável. 

BALANÇO DO 1º ANO DO PROJETO 

O balanço e avaliação do primeiro ano do Projeto “Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas”, foi bastante positivo pela média de adesão por percurso de 64 pedestrianistas e participação total de 576 pessoas residentes na ilha, de outras ilhas dos Açores, continentais e estrangeiros. Os objetivos específicos do Projeto, que consistiram na promoção da saúde e o são convívio, aliados à Interpretação, promoção e valorização do Património-Cultural e  Natural de Sta Maria, também foram plenamente conseguidos com os excelentes pedestrianistas participantes, os quais fizerem jus ao slogans/objetivos gerais adotados:  “Conhecer para amar ; Valorizar para Proteger”.  

Outro elemento relevante do sucesso do projeto, e facultador do vivo interesse e elevada média de participações foi nunca se ter feito a repetição plena de nenhum percurso, fazendo-se modificações interessantes aos PR´s já classificados e criando-se três novos trilhos, os quais são merecedores de posterior homologação oficial: “Pedra Rija-S.Lourenço”, “Vila do Porto – Ribeira Seca – Aeroporto” e “Sto Espírito – Rocha Alta – Barreiro da Piedade”.

PARA QUE FIQUE NA HISTÓRIA E NA MEMÓRIA 

Recorde-se que o atual trilho da “Costa Sul”, conhecido por “Trilho dos Fósseis”, foi concebido pelo CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural), no ano letivo de 1999/2000, tendo posteriormente sido redesenhado, em 2005,  pelo arquiteto Fernando Pessoa e Serviços de Ambiente, com a nossa estreita colaboração, e oficializado em 2010, pela Direção Regional do Ambiente, aquando da visita do Governo à ilha, estando a sua gestão, atualmente, a cargo do PNI-SMA, em virtude de abranger a área protegida do Monumento Natural da Pedreira do Campo, Figueiral e Prainha. 

A criação do Percurso de Interpretação Ambiental “Vila do Porto-Figueiral-Praia Formosa”, teve origem no Projeto “Itinerários Ambientais” de Sta Maria (PIA-SMA), iniciado no ano letivo 1999/2000, sob a coordenação do CADEP-CN, tendo o alto patrocínio do Instituto de Inovação Educacional e Direção Regional do Ambiente, envolvendo, nesse ano, 17 docentes convidados com diversas formações científicas e 153 alunos da EBISMA, de diferentes níveis de escolaridade.  

O alerta para a riqueza geológica da Pedreira do Campo, colocada a descoberto pela exploração de inertes no local, também foi efetuado no decorrer do desenvolvimento do Projeto “Itinerários Ambientais”, no ano letivo de 2002/2003. 

* José Andrade Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
   Coordenador do Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do Gonçalo Velho 

Sem comentários: