Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


21 de outubro de 2013

PAPA FRANCISCO TORNA-SE ATIVISTA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

UM EXEMPLO DE COERÊNCIA COM OS DITAMES BÍBLICOS E AÇÃO DO SEU REFERENCIAL S.FRANCISCO
-- 
Papa Francisco na cerimónia da adesão à FIDA
No passado dia 25 de setembro o Papa Francisco tornou-se um ativista dos direitos dos animais, recebendo, numa cerimónia oficial, uma placa de sócio honorário da poderosa e influente  Feder F.I.D.A. (Federação Italiana dos Direitos dos Animais). 

Para além da adesão a membro da F.I.D.A. a Presidente desta associação, Loredana Proni, anunciou também a concordância do Papa com a proposta da criação de uma Jornada dedicada aos Direitos dos Animais, tendo já dado conselhos sobre ações para projeto. 

Diploma do Papa como sócio honorário da FIDA
 Para todos os cristãos, a decisão de Bergoglio, escolher o nome de “Francisco” não foi um mero acaso. São Francisco é conhecido como o exemplo mundial de simplicidade, mas igualmente pelo do amor e proteção dos animais,  sendo também que, em coerência,  o Papa atual, como “seu seguidor”, já se tem destacado pela simpatia  sobre o mundo animal, vincando-a agora na adesão  a este importante movimento ilatliano de ativistas pelos direitos dos animais. 

Sem dúvida que respeitar e lutar pelo bem-estar dos animais é um dever de obrigação  cristã, na essência do preceituado bíblico,  e um valor/dever universal generalizado da ética humana, independentemente de qualquer credo ou religião. 

Reitero que “a compaixão pelos animais é das mais nobres virtudes da natureza humana, sendo nosso dever ético respeitá-los e agir pelo seu bem-estar, na consideração de que são seres sencientes que sofrem e sentem como gente, e não se podem defender por sí próprios.” 

Expressou, ainda, Loredana Proni, que a adesão a sócio e aceitação da proposta, pelo Papa Francisco, “foi para nós uma grande honra e alegria, mas também a oportunidade de trazer o tema da proteção dos animais para a Igreja”. 

Fico também na esperança de que, esta postura assumida do Papa, de ativismo, na defesa dos animais, à semelhança do seu referencial “Francisco de Assis”, irradie exemplo junto das igrejas, de católicos e cristãos em geral, em todo o mundo, provocando as mudanças atitudinais necessárias, no respeito pela vida de todos os seres, conforme preceitua a Bíblia. 
-
Touradas: uma barbárie a ser combatida pela Igreja

Por exemplo, está na hora de algumas igrejas dos Açores, passarem a ser “justas”,  coerentes e obedientes, tendo em conta estes referenciais do Papa Francisco e os ditames bíblicos,  renegando a realização de touradas associadas a festas paroquiais, pelo mau-estar e sofrimento que cria aos animais, e contradição bíblica, conforme Provebios 12:10 :“Os justos importam-se com o bem-estar dos seus animais” e “Todos os animais pertencem a Deus” (Salmo 24:1), entre outras passagens que mostram o cuidado de Deus com os animais. 
-
Outra situação vergonhosa e anti-cristã que não poderá repetir-ser, foi a cruel matança de cães que pernoitavam junto do Santuário de Fátima e que foram mandados abater pelas chefias, sob a desculpa de que “os animais famintos incomodavam os turistas”. Isto não é cristianismo, mas sim fingimento hipócrita, privilegiado-se o “negócio” em detrimento do respeito pela vida! 
-
O que dizer destas vis e repudiantes ações versus as palavras de João Paulo II: “Os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores”. Ele chegou a dizer que “todos os animais são fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito” e que eles estão “tão próximos de Deus como estão os homens”. 

* José Andrade Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria

4 comentários:

Isabel A. Ferreira disse...

Eu sabia, desde o início, que este Papa iria mudar muita coisa, e esta, foi uma delas.

Vamos enterrar definitivamente as touradas.

José Andrade Melo disse...

Olá Isabel
Muito obrigado pela atenção do teu comentário.
Bebemos da mesma esperança e estamos nesta luta comum, com firmeza até ao fim. Bjs

aNaTureza disse...

Bom post!
Vamos ver, não é? Será que alguns católicos continuarão a renegar o que apregoa a igreja? Mas ele não falou em touradas, pois não? É que uma massa imensa de pessoas acha que só oos cães, gatos e outros "fofinhos" é que pertecem a esta classificação, os outros é como se não existisse o seu sofrimento.

ira disse...

UM HOMEM SÁBIO.
A vida em todas as espécies é o amor em manifestação,o amor é o princípio que tudo gera.
Como uma raça conhecida e dita racional que é a humana,então é de seu dever moral espiritual viver em harmonia com todas as espécies de vida neste planeta ou universos.
Aa vidas e universos são inimagináveis para uma pequena inteligência terrestre dos humanos.
A vida é tudo,é o princípio no tudo e no todo.