Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


10 de fevereiro de 2014

“NATAL SOLIDÁRIO COM OS ANIMAIS DO CAMAC” VOLTOU A SER UM SUCESSO

ENALTECIMENTO E VIVO AGRADECIMENTO AOS DOADORES DE RAÇÕES E COBERTORES
 -
 No âmbito da parceria colaborativa entre o CADEP-CN, representação local dos Amigos dos Açores e o CAMAC de Vila do Porto (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia), estas organizações de defesa ambiental e do bem-estar animal, promoveram pela, terceira vez, a Campanha de Natal de doação de rações, cobertores e toalhas dirigida à população em geral.

A Campanha “Natal Solidário para com os Animais do CAMAC”, decorreu no período entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, tendo sido doados 15 sacos de ração (230 kg), que “oficialmente” foram entregues  ao CAMAC, no dia 13 de janeiro por um grupo de 15 crianças inscritas no CADEP-CN, em nome dos(as) benfeitores(as).

Entrega dos últimos sacos de ração e cobertores doados
No mesmo dia, também foram entregues dois caixotes de cobertores e toalhas para  agasalho dos animais, enxugamento pós-banhos e limpezas pós-operatórias, tendo a Ana Loura e sua filha Ângela dado um importante contributo no apelo à doação destes produtos, o que muito se agradece.

Solidariamente, aderiram à Campanha os(as) cidadãos(ãs) Carla Tojais (importante doadora de cobertores),  Marina Laforge, Cláudia Ferreira, Domingos Barbosa, Tibério Braga, Mafalda Martins, Hugo Carvalho, Mário Fernandes, Pedro Figueiredo, Manuela Lima, José Manuel Botelho, Ana Loura, Sofia Rohena;  as empresas Arara-Loja dos Animais e Centro de Estética Vitória e, ainda, o CADEP-CN, turma dos 1º e 3º anos da Escola de Almagreira e dois anónimos.

Foram também doadas caixas de cobertores e toalhas
A todos(as) eles(as) expressamos um merecido enaltecimento e vivo agradecimento pela sua solidariedade e sensibilidade/compaixão pelos animais, desejando que o nobre ato cívico e generosidade, seja redobrado em retorno de prosperidade nas vossas vidas. Bem hajam e que o vosso exemplo “contamine” positivamente mais cidadãos e empresas, em próximas campanhas.

Aproveitando a ida ao CAMAC para fazer as entregas acima aludidas, os jovens do CADEP-CN,  ainda, realizaram mini-vídeos de apelo à adoção dos animais e um Dog Trekking, com companhamento do dedicado funcionário do CAMAC  Roberto Cordeiro, tendo os cãozinhos passeado nos espaços circundantes, durante uma hora, proporcionando-se felicidade aos animais, que vivem confinados atrás das grades, em consequência dos cruéis abandonos de que foram vítimas.


 O Dog Trekking, com estes animais em situação especial, permite-lhes fazerem exercício, mudarem de ares, aliviarem o stress e depressão do abandono e do espaço reduzido, para além do importante contato entre pares e da receção dos terapêuticos afagos e carícias das crianças e jovens.

Aspeto do dog trekking
Nesse dia, a jovem e dinâmica Veterinária Municipal Joana, foi aproveitando para realizar uma ação cívico-pedagógica em conversas informais com as crianças sobre cuidados e deveres a ter para com os animais, em termos de bem-estar, saúde, segurança e obrigações legais de registos e vacinações.

Com estas ações de parceria, para além da pretensão do aumento da sensibilização/informação das pessoas para os direitos dos animais e suas obrigações ética e legais para com eles, objetivamos combater os abandonos e maus-tratos aos animais; alertar para as obrigações legais da colocação de chip e licencenciamentos nas Juntas de freguesia, assim como promover as adoções dos animais alojados no CAMAC.

Não obstante se apele aos cidadãos que, durante todos o ano e sempre que possam, façam doações dos produtos acima referidos, na Páscoa, em parceria com o CAMAC, avançaremos com nova campanha desta natureza e outra de promoção de adoções, auspiciando-se um crescendo de participações, pois:

“A promoção do bem-estar animal é uma responsabilidade das entidades, mas, fundamentalmente, um dever dos cidadãos”.

Aproveitamos para apelar aos marienses que adotem um animal do CAMAC, ou façam de FAT (Família de Acolhimento Temporário), pois, nesta altura, o espaço está cheio, o que já está a causar sérios problemas ao bem-estar dos animais em termos de mobilidade.

Deixamos também aqui um reiterado e vincado aviso, de que o CAMAC não é um serviço público de descarte nem de entrega de animais, por razões infundadas como, vergonhosamente”, tem vindo a acontecer, mas tão só, um centro de recolha/acolhimento de animais em casos humanos extremos, tais como: falecimento de pessoas que viviam sós, perdas comprovadas de emprego e de compulsividade resultantes da aplicação da lei.

Recordamos que ninguém, é obrigado a ter um animal, mas ao tomar essa opção deve ter a responsabilidade e a ética de  cuidar dele durante toda a sua longevidade natural de vida, proporcionando-lhes condições de mobilidade, comodidade e pernoita dignos; zelar pela sua saúde recorrendo ao veterinário, esterilizar as cadelinhas e gatas para evitar ninhadas indesejadas e cumprir o que a lei obriga para se ser detentor(a): chip, vacinações e registo.

O abandono de animais não será mais tolerado em Santa Maria, lembrando que  as autoridades, as ONGAS e cada vez mais cidadãos “estão de olho”, e que, a partir de 2014, esses actos cruéis e abomináveis vão ser considerados crimes punidos com cadeia até 3 anos.  

PARA QUEM NÃO QUER APRENDER, VAI TER QUE DOER!

Finalmente, apelamos publicamente à Câmara Municipal, como já o fizemos verbalmente e por escrito, que para maior conforto e dignidade dos animais do CAMAC, forre as paredes das celas a azulejos, construa estrados sobre-elevados (para evitar que os animais durmam no chão molhado e facilite a higiene) e que aceite o Regulamento que propusemos para o CAMAC, na senda de uma melhoria de gestão do espaço, com a modernidade e civilidade que se exige, fazendo já valer os princípios e práticas dispostos na recente Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 1/2014/A.

   José Andrade Melo
   CADEP-CN* e Amigos dos Açores Sta Maria

   * Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria

Sem comentários: