CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE AVES PRECISA-SE NO GRUPO ORIENTAL DOS AÇORES
-
-
Depois de uma avaliação geral e preliminar da nossa parte ao "sistema alado", sem se ter verificado problema de maior à vista, foi posteriormente avaliada pelo veterinário protoculado com o PNI, tendo-se concluido pela existência de micro-fraturas, impeditivas de voltar a voar normalmente e de se alimentar de forma autónoma. Face à gravidade da situação, e sem se ter pespetivas de evolução com os meios disponíveis, decidiu-se não esperar mais tempo e optou-se pela eutanásia da ave (morte suave e indolor), a fim de se evitar mais tormentos desnecessários.
-
-
Situações semelhantes ao que sucedeu a esta ave, já conteceu com alguns cagarros e com um milhafre e uma garça-real, que resgatamos no ano passado, aos quais nós, o PNI e o veterinário deram o seu melhor, mas como os recursos e as especialização específicas não são os desejáveis, ficamos sempre com a sensação de que mais poderia ser feito, se houvesse um centro de recuperação de aves especilizado aqui mais perto, no Grupo Oriental dos Açores.
-
Aqui fica o apelo, pois o único centro de recuperação de aves que existe na Região fica a mais de 650 Km, no Corvo, e as aves ao serem enviadas para lá, morrem no caminho, como já conteceu, em virtude da enorme distância.
-
Consideramos que a construção de mais um Centro de Recuperação de Aves Selvagens, aqui no outro extremo dos Açores (por que não em Sta Maria) daria uma resposta adequada e mostraria então "a enorme importância" que as autoridades regionais atribuem à preservação das espécies" e um vivo e efetivo "sinal que queremos dar em relação ao respeito e interesse que as espécies biológicas dos Açores nos merecem e ao conhecimento que disso queremos que as pessoas tenham no exterior", conforme foi expresso pelo então Presidente do GRA, aquando da inauguração do Centro do Corvo. (Ler AQUI)
-
* José Andrade Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário