A ARANHA “PHIDIPPUS AUDAX”, QUE SÓ TINHA SIDO DESCOBERTA ATÉ ENTÃO NOS AÇORES PELO SENHOR POMBO, FOI ENCONTRADA A SEMANA PASSADA NA TERCEIRA
-
Foto: in Biportal UAç |
-
A presença da espécie de aranha exótica ‘Phidippus audax’ (Hentz, 1845) fica também agora confirmada na ilha Terceira (Paul da Praia), depois de só ter havido, até então um único registo nos Açores, verificado numa zona do Aeroporto de Santa Maria, pelo naturalista Dalberto Pombo.
-
A ‘Phidippus audax’ é uma espécie de aranha originária da América do Norte, pertence à família das aranhas saltadoras (araneae, salticidae), e é capaz de saltar 50 vezes o comprimento do seu corpo.
Possuem uma visão estereoscópica com os seus oito olhos, quatro pequenos no alto da cabeça e quatro grandes voltados para a frente, o que, explica, é útil na perseguição das presas e também na comunicação intra-específica.
-
Foto: in Bioportal UAç |
-
Na sua descrição científica advertem que a aranha phidippus audax é um importante predador de insectos, o que, naturalmente, provoca impacto nos ecossistemas, adiantando que, por ser exótica nos Açores pode constituir um problema para as populações de insetos nativos.
-
Pode colher mais informações e ver mais fotos em:
-
-
Sr. Pombo com jovens do CADEP-CN |
-
-
-
* José Melo
CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria
1 comentário:
É uma aranha muito curiosa, mas também pode ser nociva para os ecossistemas das ilhas, ckmo refere a notícia.
Biodiversidade é uma grande riqueza, mas com espécies naturais das ilhas.
Enviar um comentário