O Trilho da Costa
Norte foi o arranque e houve "Pedestrianismo e ambiente para toda agente"
-
-
(Delicie-se com o vídeo, no final!)
Numa parceria com o CADEP-CN, o Grupo Desportivo Gonçalo Velho, assumindo uma nova linha de dinâmica e abrangência desportiva, criou o “Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente”(NPA), que visa a prática desportiva aliada à promoção da saúde e qualidade de vida, através do caminhar, associados à fruição do património natural e cultural e do são convívio.
Em virtude do estreito entrosamento entre o Pedestrianismo e o Ambiente, , e tendo em conta os objetivos subjacentes ao Projeto, os slogans adotados para mesmo são os seguintes: "Conhecer para Amar; Valorizar para Proteger" e "Agir para Melhorar".
-
No dia 18 de novembro (domingo) o NPA do Gonçalo Velho iniciou a sua atividade com o PR1-SMA , que atravessa a Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte de Santa Maria.
-
No percurso guiado pelo coordenador do NPA, José Melo, e apoiado logisticamente, pelo Márcio Costa do GDGV, contou com a participação de 20 simpáticos(as) pedestrianistas, incluindo 5 elementos do CADEP-CN, que se deliciaram com observação e interpretação das magníficas riquezas naturais e paisagísticas da área protegida percorrida.-
-
Tal como o PR1-SMA, todos os percursos pedestres serão guiados pelo coordenador do NPA, havendo explicações simples e interpretativas sobre as riquezas e belezas faunísticas, florísticas, geomorfológicas e do património edificado constante dos itinerários, o que será uma oportunidade de ligar o lazer e a promoção da saúde ao melhor conhecimento das riquezas naturais e patrimoniais de Santa Maria, quer do litoral, quer da serra, que se inserem nos perímetros do nosso Parque Natural de Ilha e fora deles.
Para além das vertentes da fruição do património, convívio e promoção da saúde, através da prática pedestrianista, o desiderato da educação e ativismo ambiental, será sempre muito vincado, sendo os participantes chamados a levantarem e registarem situações atentatórias do ambiente, em termos de ordenamento de território, património em ruinas, construções dissonantes, depósitos de lixo, entre outras, e a fazerem a sua denúncia à entidades competentes e nas redes sociais. Igualmente os pedestrianistas serão convidados à proatividade na melhoria do ambiente, fazendo recolha de RSU´s, que encontrem nos itinerários.
-
Este percurso de Educação/Interpretação ambiental e os seguintes, estão inseridos na Campanha Bandeira Azul da Europa para as zonas balneares de Sta Maria.
-
Recorde-se que o CADEP-CN também é um parceiro oficial do
PNI-SMA e as atividades do NPA do Gonçalo Velho tambem servirão para o fuir,
valorizar e promover.
Sem comentários:
Enviar um comentário